Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

“Sabemos que quanto mais se fala de um problema mais ele tem tendência de se acentuar, que tal pesquisar o tema nos últimos 50 anos no nosso país e no mundo? ”.

Hoje temos a possibilidade de checar os fatos. Não temos por habito falar sobre crise neste espaço, porém um comentário de um de nossos leitores nos deixou com vontade de falar sobre isso, até porque o tema que abordávamos era sobre melhorias nos negócios, investimentos na organização, melhoria da equipe de funcionários, os quais são alguns dos assuntos que muito sabemos fazer.

Ele indaga: “Mas com uma crise dessas…! ”

Se nós pesquisarmos a respeito ao longo dos últimos 50 (cinquenta) anos, ou menos, seja em nosso país ou no mundo, verificaremos que apenas numa breve leitura nas manchetes, o mundo e por aqui sempre discorreram sobre o assunto, as vezes com mais profundidade outras nem tanto. Quem viveu inflação de 50% ou de mais de 1.000% anuais por aqui, enquanto o mundo tinha outros problemas de guerra, por exemplo, sabe muito bem do que estamos falando.

Os que não viveram isso, ainda bem, sejam curiosos e vamos às pesquisas. Nada que um Google não possa responder, numa velocidade excepcional.

Havia até um slogan “Não fale em crise, trabalhe…” que marcou uma determinada era.

Enfim, e para ser breve, constate o seguinte: Não vamos negar o óbvio, porém também não deixe de verificar que os aeroportos estão funcionando muito bem, os voos nos aeroportos sejam nacionais ou internacionais estão lotados, tem muita gente interessada em investir no Brasil, e investirão, o comércio funciona, há uma previsão de abertura de dezenas de shopping centers no Brasil (Veja Asbrace), veja os crescimentos de vendas dos supermercados – nichos abertos nos últimos tempos “lojas pequenas” –   (www.abras.com.br), entre outras. Não deixe de constatar que em um pequeno exercício, o setor de construção civil no Brasil constata que faltarão imóveis nos próximos anos, pois a demanda é grande…!

Como não queremos ser portadores de dados estatísticos em demasia, nosso sentimento, como sempre, é de otimismo. Basta dar uma olhada no passado e no presente para percebermos que a iniciativa privada, o espírito empreendedor e a capacidade de perceber as oportunidades, sempre moveram o mundo dos negócios e que estamos todos vivos e muita coisa ainda vai acontecer. Crise, nós vemos falar dela desde quando éramos meninos na escola.

Até breve,

Elson Wander Leal

Publicado emArtigos

Deixe uma resposta

Fechar
Open chat
Converse com Legado e Família no WhatsApp
Powered by