Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

O sonho de todo empreendedor é criar empresas capazes de alinhar rentabilidade às expectativas da sociedade, ter um crescimento sustentável, capital humano profissional em todos os níveis que venham proporcionar à sua empresa a tão almejada perenidade.

Para uma empresa se consolidar, ter um crescimento sustentável e perene, é necessária muita atenção nos pilares da gestão e da governança. A institucionalização de regras e indicadores proporciona importantes dados sobre cada área e o consolidado da empresa.

No pilar da gestão, o primeiro grande desafio é determinar qual o valor agregado que seu produto/serviço oferece ao segmento escolhido bem como a precificação do produto / serviço que deverá praticar. É aí que o seu cliente vai perceber os benefícios de comprar da sua empresa. Outro ponto importante é como aproximar-se desse cliente, cujo perfil foi previamente definido, como fidelizÁ – lo o a ponto de torná-lo um divulgador da sua empresa.

Informação é vital. Responda:

– Quanto você conhece o potencial de consumo e de recomendações de cada um dos seus clientes?

– Sua equipe está treinada, estimulada e engajada no cumprimento das metas com recompensas acima do mercado?

– Seus fornecedores são referenciados pela qualidade dos seus serviços, produtos e responsabilidades profissionais?

– Seus relatórios gerenciais e indicadores de receitas e despesas fixas e variáveis estão sendo analisados frequentemente?

É importante saber exatamente onde será necessário implantar uma estratégia para melhorar a margem líquida, onde reduzir sem perder a qualidade, como manter a segurança e o uso responsável dos materiais ambientais, identificar os gargalos das despesas (por produto, por serviço, por área e o consolidado). Assim, as atitudes empresariais a serem eliminadas, mantidas e implementadas acontecem com agilidade e ainda proporcionam lucratividade em menor tempo e com mais assertividade.

O segundo pilar, governança, é tão importante como o primeiro. A governança completa a gestão e a eleva a um patamar superior de profissionalismo e referência na sociedade com: a elaboração dos acordos/protocolos de acionistas e de família, o regimento interno dos conselhos consultivos, administrativo e de família e também as regras e processos necessários para que a empresa possa planejar ações /atitudes que tragam mais lucros e resultados exponenciais.

A governança contribui também na disciplina para pensar e analisar o negócio atual e novas oportunidades (matriz Swot/ Canvas etc.) num ambiente formal de conselho. Proporciona transparência nas comunicações e harmonia societária e familiar. Fiscaliza o uso responsável dos recursos ambientais. E, finalmente chegando ao topo, um crescimento sustentável.

Empreendedor, esperamos que esta síntese sobre a importância da gestão e da governança nas empresas possa lhe trazer uma reflexão do que precisa ser mudado em sua empresa, para que se alcance um novo patamar de lucro e resultados exponenciais. São apenas 12 itens, vale a pena implementar, acompanhar, mensurar e comemorar os resultados.

Concluindo, deixamos-lhe um resumo gráfico a seguir, e esperamos que de alguma forma tenhamos contribuído em como obter mais lucro e resultados exponenciais.

Publicado emArtigos
Fechar
Open chat
Converse com Legado e Família no WhatsApp
Powered by