Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

GOVERNANÇA FAMILIAR. QUAL O BENEFÍCIO?

JOÃO MARCOS VARELLA

Ao longo dos anos sua família cresceu e muitos desafios foram superados. Para oferecer o melhor para sua família seus esforços foram direcionados para:

• O sucesso nos negócios e aumento do patrimônio

• O desenvolvimento da nova geração, com independência e autonomia.

• O bem-estar da sua família e harmonia nas relações familiares.

Certamente não foi fácil realizar essas expectativas. Vamos lembrar:

Primeiro desafio

Um primeiro desafio muito forte e difícil foi o desenvolvimento da nova geração.

• Seu empenho foi focado na educação e na saúde de seus filhos para que fossem bem sucedidos. Você tinha convicção que o patrocínio da saúde e educação para a nova geração resultaria na aquisição de competências, autonomia e realização pessoal.

• Você esperava também que a nova geração frequentasse ambientes adequados e compartilhasse relacionamentos de qualidade. Porém, é possível que houvesse uma discordância sobre estes critérios por parte dos integrantes da nova geração.

Segunda geração: filhos adultos

Suas maiores expectativas foram dedicadas para a idade adulta da nova geração:

• Um desejo muito grande de que eles fossem felizes em suas escolhas, que se realizassem em suas atividades e, se possível, dessem continuidade aos seus projetos.

• Além disso, que ao atingirem a idade adulta constituíssem um novo núcleo familiar e dessem continuidade a sua família.

Tudo isso foi um grande desafio. Essas expectativas não se realizaram automaticamente. A sua dificuldade foi administrar os inúmeros desvios com relação às expectativas e houve a necessidade de você aprender a conviver com as mudanças que aconteceram.

Terceiro desafio: recursos para proteção da família

Você teve que conciliar essas expectativas com outros desafios. Um deles foi o desenvolvimento econômico da família para proporcionar o bem-estar de todos.

• Foi preciso garantir o progresso da família, seu próprio desempenho, tanto profissional como nos negócios, para proporcionar benefícios à nova geração. A boa Governança Familiar está intimamente ligada a criar condições emocionais para a dedicação e obtenção de resultados nos negócios.

Quarto desafio: a gestão do patrimônio

A gestão dos bens adquiridos ao longo do tempo envolve o consenso da família.

• Você precisou administrar o compartilhamento de bens de uso comum. Para evitar disputas entre os membros da família.

• Decisões compartilhadas podem tornar parcelas do patrimônio em centros de custo.

• A distribuição de bens sem critérios definidos por consenso tem o potencial de gerar conflitos.

• Você também se dedicou à gestão e preservação desse patrimônio.

Quinto desafio: recursos, benefícios e autonomia.

Para fazer a gestão financeira da família você definiu patrocínio de benefícios, reservas para emergências e gestão de aplicações e liquidez..

• Um tema delicado é o apoio financeiro para a nova geração. E será um longo caminho até que eles conquistem autonomia. Esse tema também exige critérios e consenso que são facilitados com a Governança Familiar porque sempre há dúvida se há benefício ou não na restrição ou na facilitação.

Sexto desafio: superar diferenças e planejar o futuro

A harmonia em todas essas questões exigiu de você a superação de diferenças e conflitos e a construção de acordos sobre muitos dos temas levantados para poder planejar o futuro.

• Diferenças de interesses, necessidades e expectativas são difíceis de conciliar. O desenvolvimento da nova geração acentuam as diferenças que podem chegar a conflitos.

• Outra circunstância que você terá que planejar é a longevidade. É uma novidade para muitas famílias a convivência entre três e até quatro gerações.

Governança Familiar

Você precisa saber que a metodologia de Governança Familiar, permite qualificar toda a família para superar em conjunto esses desafios, planejar o futuro da família e preparar também a nova geração para gerir o patrimônio.

Com a participação e compromisso de todos os membros da família é possível elaborar um Planejamento Estratégico da família organizando as ações que atendam melhor suas necessidades, seu bem estar e desejos presentes e futuros.

Conheça Governança Familiar https://joaomarcos.net

Publicado emArtigos

Deixe um comentário