Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Quando buscamos informação e dados estatísticos sobre empresas familiares é muito interessante o viés dos resultados que nos chegam.

Podemos ver o percentual de fracassos na sucessão para as próximas gerações, o grau de mortalidade, a necessidade de cuidar e tratar dos conflitos, de ter uma “legislação interna” clara para poder evitar disputas.

Esta visão, que representa uma parte da realidade, não expressa de forma integra toda a realidade.

Dá a impressão de que todas as abordagens que devemos colocar à disposição das empresas familiares devem estar focadas na diminuição ou eliminação de possíveis conflitos e perdas.

O que constatamos é que quanto mais colocamos ênfase em legislar, em tentar disciplinar, menos trabalhamos na busca de convergência e identificação das contribuições que cada membro da família pode e quer trazer tanto para manter como para aprimorar o funcionamento da empresa e de cada participante.

É ali justamente que a Psicologia Positiva permite construir uma visão alternativa.

Ao invés de concentrar energias principalmente nos gaps, nos problemas, o que se busca é estabelecer um novo equilíbrio, verificar quais são os nossos pontos fortes, tanto como empresa e como indivíduos.

Focar no que nos fez bem-sucedidos até aqui e como podemos construir um futuro juntos.

 Uma empresa familiar em dificuldades pode ser completamente transformada por meio da influência da psicologia positiva.

 O nosso trabalho com empresas familiares tem ajudado a que cada membro participante reveja a sua estratégia individual, na busca do melhor aproveitamento do seu potencial e trazer à tona as suas aspirações e os resultados que se propõe alcançar.

A psicologia positiva na empresa familiar ajuda a criar uma situação em que os membros da família ficam felizes por estarem no trabalho, as relações familiares são melhoradas e a empresa familiar pode atingir um nível de sucesso inimaginável.

As intervenções da psicologia positiva aplicadas nas empresas familiares podem contribuir com alguns pontos importantes na manutenção e reinvenção da família empreendedora:

1-Construção de um ambiente de confiança e segurança psicológica;

2- Melhor colaboração e complementariedade entre as pessoas;

3- Consciência dos pontos fortes existentes na família e empresas;

4- Desentendimentos tornam-se menos frequentes e mais fáceis de resolver quando surgem;

5- Clareza de propósito e direção.

Tornando a sua empresa familiar um lugar positivo e lucrativo. Trabalhadores felizes são trabalhadores mais produtivos. É simples assim. Tornar a sua empresa familiar um lugar positivo para se trabalhar é de extrema importância.  

A felicidade não apenas influencia o modo como a pessoa se sente em relação à vida em geral, mas também afeta o desempenho da pessoa no trabalho.  

A chave do sucesso de uma empresa familiar pode estar na maneira como os membros da família tratam uns aos outros no trabalho e em casa.  Ao adotar uma abordagem positiva no local de trabalho, qualquer empresa familiar pode se transformar em uma organização de grande sucesso. 

Quando as oportunidades são poucas e desafiadoras, sempre há uma família empreendedora que encontra uma maneira de fazer acontecer. 

As empresas familiares são uma enorme força econômica. Elas representam os sonhos e as aspirações dos fundadores que quiseram prosperar e proporcionar uma vida digna para suas famílias e suas comunidades.  

As intervenções da psicologia positiva contribuem para reduzir e evitar conflitos, melhorar os resultados empresariais e as relações entre os membros da família e manter vivos os valores positivos dos fundadores e somar novos valores e sonhos das próximas gerações.

Quer saber mais como incorporar esta abordagem em processos de sucessão e gestão de empresas familiares?  

Os nossos projetos em empresas familiares seguem uma trilha que começa com a definição de estratégias individuais, a identificação e desenvolvimento dos nossos talentos e a melhor aplicação deles nos nossos trabalhos, redesenhando-os na busca de responder a novos desafios e integrando os esforços de todos para implementar uma estratégia organizacional sólida, com forças convergentes e com as diversas gerações integradas no novo proposito.  

Ajudamos as empresas familiares cuidando tanto de estabelecer a ponte entre gerações, e ajudando a construir estratégias que aproveitem a experiência e anseios dos seus membros.

Publicado emArtigos

Deixe um comentário