Nos últimos anos, vimos um aumento significativo na presença de mulheres em cargos executivos, passando de 17% para 28%. Isso reflete os esforços das empresas em promover a diversidade. No entanto, a verdadeira igualdade de gênero ainda é um desafio, especialmente em cargos de média gestão, onde as oportunidades de progresso parecem “fora de alcance”.
Um recente artigo da Forbes Brasil, publicado no dia 24/10/2023, trouxe dados relevantes do 9º relatório anual Mulheres no local de trabalho, estudo da McKinsey e da LeanIn.org que destaca os progressos notáveis na representação feminina em cargos de liderança.
No entanto, o “degrau quebrado” permanece quebrado. Pelo nono ano consecutivo, um “degrau quebrado” no primeiro degrau até chegar à chefia está impedindo as mulheres de avançarem. Esse termo se refere à promoção de mulheres da sua entrada na empresa até o cargo de gerência. Por esse estudo, ficou demonstrado que da entrada na empresa até a promoção para o primeiro cargo de gerência, os homens com mais facilidade de crescimento aparecem com 41%, enquanto as mulheres 19%.
Esse é o chamado “degrau quebrado”, que revela que, embora as mulheres estejam conquistando mais posições de destaque, a transição para níveis ainda mais altos é frequentemente mais desafiadora.
A seguir, algumas recomendações que os líderes devem considerar ao enfrentar essas questões nas suas empresas e queiram transformar esse ambiente mais adepto à diversidade, equidade e inclusão:
- Acompanhar os resultados para melhorar a experiência e a progressão das mulheres;
- Capacitar gestores para serem bons líderes de pessoas;
- Promover a capacitação constante de seus times, principalmente treinamentos para evitar ou proibir comportamentos discriminatórios;
- Lidar com micro agressões imediatamente;
- Aproveitar todo o potencial do trabalho flexível;
- Consertar o degrau quebrado de uma vez por todas, pois isso, só enfraquece a reputação da empresa. Já se foi o tempo em que tais atitudes eram vistas como normais. Atualmente, essas atitudes impedem o crescimento e o olhar positivo para esse negócio, principalmente pelas novas gerações que não concordam com empresas que não trabalham para uma sociedade melhor, mais justa e mais inclusiva.
Se esse tema te interessa, conheça a nossa Formação Mulheres em Conselhos. Em breve teremos novas edições desse curso revolucionário. Deixe-nos os seus dados para te avisarmos sobre novas turmas: http://legadoefamilia.com/curso/formacao-mulheres-em-conselho/
Data: 06/11/2023