Blog Legado

Posts recentes


Nos últimos anos, vimos um aumento significativo na presença de mulheres em cargos executivos, passando de 17% para 28%. Isso reflete os esforços das empresas em promover a diversidade. No entanto, a verdadeira igualdade de gênero ainda é um desafio, especialmente em cargos de média gestão, onde as oportunidades de progresso parecem “fora de alcance”.
Um recente artigo da Forbes Brasil, publicado no dia 24/10/2023, trouxe dados relevantes do 9º relatório anual Mulheres no local de trabalho, estudo da McKinsey e da LeanIn.org que destaca os progressos notáveis na representação feminina em cargos de liderança.
No entanto, o “degrau quebrado” permanece quebrado. Pelo nono ano consecutivo, um “degrau quebrado” no primeiro degrau até chegar à chefia está impedindo as mulheres de avançarem. Esse termo se refere à promoção de mulheres da sua entrada na empresa até o cargo de gerência. Por esse estudo, ficou demonstrado que da entrada na empresa até a promoção para o primeiro cargo de gerência, os homens com mais facilidade de crescimento aparecem com 41%, enquanto as mulheres 19%.
Esse é o chamado “degrau quebrado”, que revela que, embora as mulheres estejam conquistando mais posições de destaque, a transição para níveis ainda mais altos é frequentemente mais desafiadora.
A seguir, algumas recomendações que os líderes devem considerar ao enfrentar essas questões nas suas empresas e queiram transformar esse ambiente mais adepto à diversidade, equidade e inclusão:

  1. Acompanhar os resultados para melhorar a experiência e a progressão das mulheres;
  2. Capacitar gestores para serem bons líderes de pessoas;
  3. Promover a capacitação constante de seus times, principalmente treinamentos para evitar ou proibir comportamentos discriminatórios;
  4. Lidar com micro agressões imediatamente;
  5. Aproveitar todo o potencial do trabalho flexível;
  6. Consertar o degrau quebrado de uma vez por todas, pois isso, só enfraquece a reputação da empresa. Já se foi o tempo em que tais atitudes eram vistas como normais. Atualmente, essas atitudes impedem o crescimento e o olhar positivo para esse negócio, principalmente pelas novas gerações que não concordam com empresas que não trabalham para uma sociedade melhor, mais justa e mais inclusiva.
    Se esse tema te interessa, conheça a nossa Formação Mulheres em Conselhos. Em breve teremos novas edições desse curso revolucionário. Deixe-nos os seus dados para te avisarmos sobre novas turmas: http://legadoefamilia.com/curso/formacao-mulheres-em-conselho/

Data: 06/11/2023

Sobre nós
Fundado em 2019, o Legado e Família iniciou sua jornada como um portal de compartilhamento de experiências. Desde então, membros de empresas familiares e profissionais especializados nos temas desse universo podem compartilhar suas experiências nesse espaço por meio de artigos e postagens, colocando em pauta os principais assuntos que preocupam e influenciam as empresas familiares.​
Newsletter Legado
Assine a nossa newsletter e receba o melhor conteúto de negócios

Lista de Espera

Curso: Conselheiras na Prática

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.

Lista de Espera

Curso: Governança Corporativa na Empresa Familiar

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.

Lista de Espera

Curso: Documentos Societários Importantes nas Empresas Familiares

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.

Lista de Espera

Curso: Desafios nas Empresas Familiares: como se preparar para o futuro?

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.

Lista de Espera

Curso: Governance Officer

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.