CURSO

Formação Mulheres em Conselhos

2ª edição

Destacando o protagonismo feminino e aprimorando as habilidades de conselheiras para uma carreira de sucesso

Dias
Horas
Minutos
Segundos
Apresentação

Formação Mulheres em Conselhos​

Estudos como o liderado pela Mckinsey & Company em 2022 chamado Women in the Workplace (Mulheres no Ambiente de Trabalho), têm mostrado que empresas que investem em diversidade, contando com a participação de mais mulheres em cargos de liderança, como em seus Conselhos, são mais lucrativas e possuem maior valor de mercado.

Você gostaria de aprender mecanismos para fortalecer suas habilidades, ampliar seu conhecimento em business somados a sua bagagem e experiência profissional para ficar mais próxima de conquistar seu assento em um Conselho?

A participação de mulheres em Conselhos está longe de ser a ideal. Apenas pouco mais de 15% dos assentos são ocupados por mulheres, segundo a pesquisa Brasil Board Index 2021, da empresa de consultoria Spencer Stuart.

Em um ambiente onde a capacidade feminina é testada e colocada em dúvida constantemente, é preciso se preparar constantemente para esse tipo de adversidade, sem deixar que dúvidas e pensamentos autossabotadores tomem conta e atrapalhem o sucesso de sua carreira.

Para isso, é preciso ampliar os conhecimentos e treinar a autoconfiança.

Você conhece os detalhes sobre o que é e como funciona a Governança Corporativa? Conhece a importância desse conjunto de técnicas e ferramentas e como elas agregam valor para as empresas que as implementam? Entende profundamente quais são os tipos de Conselhos e como uma empresa pode se beneficiar de cada um deles? Sabe como se preparar para alcançar um assento em Conselhos e o que os headhunters buscam em candidatas para preencher essa posição?

Desenvolver a capacidade de liderança nas mulheres, ensinar mecanismos de enfrentamento de dúvidas internas, ensinar como utilizar as ferramentas disponíveis a seu favor (como as redes sociais, o networking e a sua marca pessoal), conhecer e treinar técnicas de comunicação que fortalecem o seu discurso e aumentam a autoconfiança são alguns dos fatores motivadores para que a Formação para Mulheres em Conselhos faça parte da sua carreira e trajetória profissional rumo a ampliar as possibilidades de alcançar assentos em Conselhos.

Na Formação para Mulheres em Conselhos você vai aprender o que é a Governança Corporativa, como esse conjunto de práticas é essencial para o sucesso das empresas e como você, como mulher, pode auxiliar as empresas, ajudando-as a implementar essas ferramentas para uma gestão mais sólida, na criação de conselhos ou dar continuidade a esse órgão caso a empresa já o tenha instaurado, vencendo seus medos, suas dúvidas nesse ambiente pouco acolhedor que é o universo corporativo.

Saiba como aprimorar seus conhecimentos e se qualificar ainda mais no que tange à gestão empresarial com a presença de um conselho consultivo ou de administração, efetivo e eficaz rumo à maior geração de valor para a empresa que você atua ou pretende atuar, tendo a clareza de que a diversidade nos conselhos gera decisões mais assertivas e mais lucrativas para as empresas.

Invista no seu futuro e faça seu currículo se destacar ainda mais, afinal, conhecimento é poder! 

O que você vai aprender nesse curso?

Com linguagem acessível, exemplos reais, simulações ao vivo, troca de experiências e dicas de materiais didáticos que oferecem o suporte necessário, na Formação para Mulheres em Conselhos você vai ter acesso a diferentes formas de se preparar para:

Além desses aprendizados, você também vai ter a oportunidade de:

Duração

Início das aulas: 19/03/2024
33 horas
11 encontros
online e ao vivo
das 09:00 às 12:00
oBS: As aulas ficarão gravadas caso você não possa assistir ao vivo!
Macrotemas

Todos os temas que serão estudados no curso

1ª AULA
O Sistema de Governança e o Papel do Conselho
2ª AULA
Protagonismo Feminino em Conselhos
3ª AULA
Conselho Consultivo e Conselho de Administração
4ª AULA
Implantação e Manutenção dos Conselhos
5ª AULA
Tendências de Empresas Familiares e Famílias Empresárias
6ª AULA
Oficina de Visão Financeira para Conselheiras
7ª AULA
Dicas de CNV e Comunicação Assertiva para Conselheiras
8ª AULA
Como Estruturar um Planejamento Estratégico Eficaz
9ª AULA
Dicas de ouro de Conselheiras de Sucesso e Dicas de ouro de Headhunters
9ª AULA
Oficinas de Currículo e Linkedin para Conselheiras e Regimento Interno de Conselhos Consultivos e de Administração
11ª AULA
GRAN FINALE: Simulação de uma Reunião de Conselho (CASE)

Metodologia

A quem se destina:

  • Alta liderança que já atua ou tem interesse em atuar em Conselhos (C-Levels como CEOs, COOs, CFOs, CTOs, CHROs, CMOs, etc)
  • Conselheiras
  • Executivas
  • Empresárias
  • Herdeiras

Por que fazer o curso?

  • Para entender o sistema de Governança Corporativa e como ele é benéfico para aumentar ainda mais o valor dos negócios
  • Saber a diferença entre conselho consultivo e conselho de administração e como se preparar para atuar em cada um deles
  • Para aperfeiçoar seu currículo
  • Para saber como enfrentar as barreiras inerentes a essa profissão
  • Para ouvir e partilhar experiências com outras mulheres
  • Para aprender a lidar com seus medos e inseguranças profissionais
  • Para entender e desenvolver seu potencial de líder
  • Para aprender a fazer as perguntas certas dentro de um conselho
  • Para ter acesso aos materiais disponíveis na plataforma Legado e Família, a primeira comunidade destinada a empresas familiares do mundo
  • Para participar de debates e dinâmicas e ainda receber diversos modelos de documentos úteis para organizar e gerir de forma eficiente a governança familiar no âmbito da sua família
  • Para ter acesso a professores e profissionais altamente qualificados, com experiência prática e que poderão orientar com propriedade sobre os assuntos do programa.

Apresentação / Moderação

Monique de Souza Pereira

- É CEO do Legado e Família.
- É Presidente do Conselho Consultivo da Isoflex Gestão Visual.
- É Conselheira de Administração Certificada pelo IBGC.
- Foi Coordenadora do IBGC Capítulo PR e do Comitê de Lideranças Femininas por 3 anos.
- Advogada em Governança Corporativa e Familiar, com forte experiência em empresas de controle familiar, com diversas especializações tanto no Brasil como no exterior, dentre elas, Formação para Consultores de Empresas Familiares na Universitat Abat Oliba CEU em Barcelona com Manuel Pavón.

Instrutoras

Adriana Adler

  • Professora convidada pelo IBGC e FDC – Fundação Dom Cabral.

  • Co-autora dos livros: Aspectos Relevantes da Empresa Familiar e Mediação de Conflitos.

  • Co-autora do livro Legado da Familia Empresária e a Continuidade de seus negócios.

  • Membro da Comissão Conselho do Futuro – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

  • Mediadora em diversas Câmaras (Câmara Brasil Canadá/CCBC, Sinduscon, Secovi).

  • Atua com preparo, estruturação e evolução de conselhos, acordo de sócios e protocolo da família, board coaching e mentoring.

  • Formada em Marketing (ESPM), pós-graduada em Administração (EAESP-FGV), e em Dinâmica de Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo (SBDG).

  • Mediadora pelo Instituto Familiae (Instituto Mediativa); formação em Mediação Corporativa e Resolução de Conflitos pela Berkeley University e pelo ADRGroup (Inglaterra).

  • Formação em Gestão de Conflitos e Mediação em Organizações – Trigon com Rudi Ballreich. Certificada pelo FFI – Family Firm Institute como Family Advisor.

  • Consultora em governança corporativa e familiar, mediadora e coach.

  • Especialidade em governança relacional – as entrelinhas entre sócios, conselheiros, conselho e executivo e membros de empresa familiar.

  • Atuou na Mesa Corporate Governance, PMC-AMROP (executive search), Brinquedos Estrela (empresa fundada por seu avô) e no Banco Itaú.

Bibiana Carneiro

  • Conselheira de administração do CPB-Comitê Paraolímpico Brasileiro.

  • Membro da Comissão de Conselheiros de Administração e Coordenadora do GTAgro, ambos do IBGC.

  • Anteriormente foi Membro do Conselho de Administração da Globax S.A.,Uruguai e Membro do Comitê Estratégico – Vallée S/A.

  • Mais de vinte e cinco anos em posições de liderança de empresas multinacionais, nacionais e familiares nos setores farmacêutico, agronegócio e biotecnologia.

  • Possui uma carreira consolidada em gestão estratégica de empresas com vivência de gestão de negócios, experiência em gestão financeira, planejamento empresarial, governança com foco na captação de investimentos, otimização de resultados e retorno aos acionistas.

  • Gestora com visão inovadora, “mindset” estratégico regional e global, empreendedora, forte networking multisetorial, comprometimento, liderança e foco na sustentabilidade (ESG).

Ivanyra Correia

  • É Conselheira de Administração suplente da Invepar S.A, Conselheira de Administração do IBEF, membro do Comitê de Finanças, Auditoria e Riscos do Grupo Baumgart e Conselheira Internacional do PIOB (Public Interest Oversight Board).

  • Possui certificações de Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal pelo IBGC, além de ter participado do Programa Diversidade em Conselho (PDeC) B3, IBGC, IFC/Banco Mundial, SpencerStuart e WCD e atualmente estar no NYSE Board Advisory Council Network.

  • Possui sólida experiência em Conselhos de Administração e Comitês em empresas de capital aberto, familiar, multinacional e estatal, tendo sido Conselheira de Administração da Zurich Resseguradora e do SERPRO, além de ter sido Presidente dos Conselhos Fiscais da Brasiliana Participações S.A. e da Statkraft Energias Renováveis e membro do Conselho Fiscal do Banco Bradesco.

  • Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e MBA com Ênfase em Finanças e Planejamento Estratégico na The Wharton School – Universidade da Pensilvânia.

  • Também atuou em diferentes cargos executivos em grupos brasileiros (Votorantim e Unibanco), americanos (Penske/GE e Bank of America), suíço (Zurich), francês (Fnac) e mexicano (Amanco). Foi eleita entre as principais executivas da América Latina pela Latin Business Chronicle.

Michelle Squeff

  • É Diretora regional na Better Governance.

  • É Conselheira Fiscal da Positivo Tecnologia e Du99.

  • É Conselheira de Administração da ADVB/RS e Diretora da Federasul.

  • É Coordenadora Geral do IBGC Capítulo RS.

  • Advogada (UFRGS), mestre em Direito Empresarial pela Universidade de Coimbra.

  • Conselheira com formação pelo IBGC (2017), e pelos programas W50-Santander (UCLA) e do PDeC – IBGC/B3/IFC/WCD.

  • Reconhecida como uma das 100 mais influentes lideranças em governança pelo Diligent Modern Governance 100, em Austin, USA, 2022.

Eliana Herzog

  • Conselheira de Administração da Fundação Projeto Pescar, das empresas Aeromot, Núcleo Vitro, da startup Click Palm, e Governance Officer da empresa Cabanha Azul.
  • Conselheira do Conselho de Relações Trabalhistas da FIERGS, onde coordena o grupo técnico de Privacidade de Dados.
  • Coordenadora Adjunta do Comitê Permanente de Ética e Compliance da FEDERASUL.
  • Membro da Comissão de Ética na Governança e da Comissão de Governança em Saúde no IBGC nacional, e coordenadora do Fórum de Diversidade em Conselhos do IBGC Rio Grande do Sul.
  • Advogada com Pós-graduação em Administração Hospitalar, executiva jurídica atuando na área da saúde há 30 anos. Especialização em Compliance Anticorrupção e Privacidade e Proteção de Dados.
  • Sócia da Chiapin Herzog Advogados.

Letícia Reichert

  • É Membro do Conselho de Administração do Grupo FCC (empresa familiar na qual é membro da 2ª geração).
  • É Presidente do Conselho Consultivo da Viemar Automotive.
  • É Presidente do Conselho Consultivo da Núcleo Vitro.
  • É Vice Coordenadora da Comissão de Empresas de Controle Familiar do IBGC.
  • Conselheira de Administração certificada pelo IBGC.
  • Advogada formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e MBA em Business Law pela Fundação Getúlio Vargas.

Cris Baumgart

  • É Membro do Comitê de Sócios do Grupo Baumgart.
  • Foi Presidente do Conselho de Família do Grupo Baumgart por 5 anos.
  • É Presidente do Conselho de Administração das empresas MaisK e INVEZ.
  • Possui formação para Conselheiro de Administração pelo IBGC.
  • Possui sólida vivência na implementação de Boas Práticas de Governança Corporativa e Familiar, tendo atuado na implantação de governança nos negócios de sua família, atuando também como mentora e consultora, auxiliando outras famílias empresárias.
  • Desde 2017 atua na FBN (Family Business Network), fazendo parte do Conselho, da Comissão de Conteúdo e Coordenando a Comissão de Engajamento.
  • Mentora do Programa de Protagonismo Feminino em diferentes empresas, possibilitando a valorização e o desenvolvimento da força feminina.

Cida Hess

  • Possui mais de 30 anos de experiência como executiva, atuando em auditoria e consultoria de Big 4 (PwC e KPMG), UNIP, Saint-Gobain e Grupo Fiat, incluindo Ibiritermo, Banco Nacional.
  • Conselheira. Palestrante. Professora da Board Academy nos Programas PFCC e CES em Finanças e Contabilidade e do Legado e Família, Formação de Mulheres para Conselhos na Oficina de Visão Financeira para Conselheiras.
  • Head de Sustentabilidade do 30% Brazil. Embaixadora do Instituto Capacita-me. Coordenadora da Comissão Temática de Finanças e Contabilidade da Board Academy.
  • Doutora em Engenharia de Produção pela UNIP (Sustentabilidade e sua importância prática, 06/2023), mestre em Ciência Contábeis e Atuariais pela PUCSP (Modelo de Gestão Sustentável, 12/2017). Contadora pela Newton Paiva (2000), MBA do IBMEC (Executivo em Finanças, 1996) e Economista pela PUC Minas (1987).
  • Conselheira Editorial da Revista RI e colunista, com Mônica Brandão, da Orquestra Societária (desde 03/2014), com + 90 artigos publicado.

Valéria Santoro

  • É Mediadora de Conflitos e Sócia da Acrópole Câmara de Mediação e Conciliação.
  • Graduada em Direito pela UFRGS E Mestre em Direito Internacional pela USP.
  • Possui Formação em Negociação e Liderança da Universidade de Harvard.
  • Possui Formação em Mediação Empresarial – CBMA
  • Professora do MBA da PUCRS de “Empatia, CNV e Cooperação”.
  • Mentora de Protagonismo Feminino da Termolar e FIMAC.
  • É Membro do Fórum de Diversidade em Conselhos – IBGC.
  • Participou do workshop de Comunicação não-violenta com Dominic Barter e “CNV na Prática” de Jeferson Capellari.

Monica Herrero

  • Assumiu a presidência da Stefanini Brasil em 2012 (empresa que atuou por 27 anos) e desde então viu a multinacional ficar entre as quatro melhores empresas de TIC do Brasil, entre as organizações de tecnologia mais inovadoras do país, as 50 empresas que mais geram valor para o Brasil, entre outros importantes reconhecimentos.
  • Ao final de 2019, ano que foi reconhecida novamente pela Forbes entre os melhores CEO’s do Brasil.
  • É Membro do Conselho de Administração da VLI Logística.
  • É Membro do Conselho de Administração da Stefanini Group.
  • É Membro do Conselho de Administração da BBX Brasil.
  • É Sócia investidora do BR Angels.

Lília Vieira

  • Com 30 anos em gestão de recursos humanos, comunicação e responsabilidade social.
  • É CEO da THE Projects, unidade de negócio do Grupo THE.
  • Criou programas estratégicos de gestão de pessoas, alinhados ao plano de negócios, com foco em crescimento de organizações como Hidrovias do Brasil, Saraiva, Vivo/Telefônica, Metrored, Mauri Brasil e Amil.
  • Possui formação em Psicologia pela PUC-SP, Pós-graduação em Administração de Empresas pela FAAP e em Neurociência e Comportamento pela PUC- RS.

Sabrina Pezzi

  • É Membro do Conselho Consultivo na Aeromot.
  • É Presidente do Conselho Consultivo da Metalúrgica FIMAC.
  • É Gerente Executiva Jurídico e Compliance da Unimed Porto Alegre.
  • É Professora convidada na PUCRS e UNISINOS em Gestão, Governança Corporativa, Riscos e Compliance.
  • Integra o Fórum de Diversidade em Conselhos Capítulo Sul do IBGC.
  • É membro do Comitê de Articulações Estratégicas da ANCHAM e membro do Comitê de Compliance da Federasul.
  • Reconhecida pela Revista Análise, na edição 2023, como executiva jurídica mais admiradas do Brasil na categoria Jurídico e na categoria Compliance.
  • Advogada formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Mestrado pela PUCRS.

Dani Verdugo

  • É uma experiente administradora, headhunter, mentora de carreira e empresária, com mais de 20 anos de atuação na área de Recursos Humanos com profunda experiência na contratação de Conselheiros para empresas.
  • É CEO da THE Consulting e fundadora do Grupo THE que engloba três unidades de negócio:
    1. A THE Consulting foca em Executive Search,
    2. A THE Tech é uma EDtech de tecnologia que capacita e forma profissionais para o mercado em constante evolução e;
    3. A THE Projects oferece soluções customizadas de planejamento estratégico.
  • Possui uma sólida contribuição acadêmica e literária:
    1. Foi coordenadora do livro “Mulheres ESG”;
    2.  Coautora do livro “Mulheres no RH – Vol. II”;
    3. Coautora da 2ª Edição do livro “ESG: O Cisne Verde e o Capitalismo de Stakeholder – A Tríade Regenerativa do Futuro Global”.

Veja alguns depoimentos de alunas da 1ª edição:

Inscreva-se

Preencha o formulário abaixo
para receber todas as informações
e faça parte da nossa 2ª edição.

Adriana Adler

  • Professora convidada pelo IBGC e FDC – Fundação Dom Cabral.

  • Co-autora dos livros: Aspectos Relevantes da Empresa Familiar e Mediação de Conflitos.

  • Co-autora do livro Legado da Familia Empresária e a Continuidade de seus negócios.

  • Membro da Comissão Conselho do Futuro – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

  • Mediadora em diversas Câmaras (Câmara Brasil Canadá/CCBC, Sinduscon, Secovi).

  • Atua com preparo, estruturação e evolução de conselhos, acordo de sócios e protocolo da família, board coaching e mentoring.

  • Formada em Marketing (ESPM), pós-graduada em Administração (EAESP-FGV), e em Dinâmica de Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo (SBDG).

  • Mediadora pelo Instituto Familiae (Instituto Mediativa); formação em Mediação Corporativa e Resolução de Conflitos pela Berkeley University e pelo ADRGroup (Inglaterra).

  • Formação em Gestão de Conflitos e Mediação em Organizações – Trigon com Rudi Ballreich. Certificada pelo FFI – Family Firm Institute como Family Advisor.

  • Consultora em governança corporativa e familiar, mediadora e coach.

  • Especialidade em governança relacional – as entrelinhas entre sócios, conselheiros, conselho e executivo e membros de empresa familiar.

  • Atuou na Mesa Corporate Governance, PMC-AMROP (executive search), Brinquedos Estrela (empresa fundada por seu avô) e no Banco Itaú.

Bibiana Carneiro

  • Conselheira de administração do CPB-Comitê Paraolímpico Brasileiro.

  • Membro da Comissão de Conselheiros de Administração e Coordenadora do GTAgro, ambos do IBGC.

  • Anteriormente foi Membro do Conselho de Administração da Globax S.A.,Uruguai e Membro do Comitê Estratégico – Vallée S/A.

  • Mais de vinte e cinco anos em posições de liderança de empresas multinacionais, nacionais e familiares nos setores farmacêutico, agronegócio e biotecnologia.

  • Possui uma carreira consolidada em gestão estratégica de empresas com vivência de gestão de negócios, experiência em gestão financeira, planejamento empresarial, governança com foco na captação de investimentos, otimização de resultados e retorno aos acionistas.

  • Gestora com visão inovadora, “mindset” estratégico regional e global, empreendedora, forte networking multisetorial, comprometimento, liderança e foco na sustentabilidade (ESG).

Ivanyra Correia

  • É Conselheira de Administração suplente da Invepar S.A, Conselheira de Administração do IBEF, membro do Comitê de Finanças, Auditoria e Riscos do Grupo Baumgart e Conselheira Internacional do PIOB (Public Interest Oversight Board).

  • Possui certificações de Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal pelo IBGC, além de ter participado do Programa Diversidade em Conselho (PDeC) B3, IBGC, IFC/Banco Mundial, SpencerStuart e WCD e atualmente estar no NYSE Board Advisory Council Network.

  • Possui sólida experiência em Conselhos de Administração e Comitês em empresas de capital aberto, familiar, multinacional e estatal, tendo sido Conselheira de Administração da Zurich Resseguradora e do SERPRO, além de ter sido Presidente dos Conselhos Fiscais da Brasiliana Participações S.A. e da Statkraft Energias Renováveis e membro do Conselho Fiscal do Banco Bradesco.

  • Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e MBA com Ênfase em Finanças e Planejamento Estratégico na The Wharton School – Universidade da Pensilvânia.

  • Também atuou em diferentes cargos executivos em grupos brasileiros (Votorantim e Unibanco), americanos (Penske/GE e Bank of America), suíço (Zurich), francês (Fnac) e mexicano (Amanco). Foi eleita entre as principais executivas da América Latina pela Latin Business Chronicle.

Michelle Squeff

  • É Diretora regional na Better Governance.

  • É Conselheira Fiscal da Positivo Tecnologia e Du99.

  • É Conselheira de Administração da ADVB/RS e Diretora da Federasul.

  • É Coordenadora Geral do IBGC Capítulo RS.

  • Advogada (UFRGS), mestre em Direito Empresarial pela Universidade de Coimbra.

  • Conselheira com formação pelo IBGC (2017), e pelos programas W50-Santander (UCLA) e do PDeC – IBGC/B3/IFC/WCD.

  • Reconhecida como uma das 100 mais influentes lideranças em governança pelo Diligent Modern Governance 100, em Austin, USA, 2022.

Eliana Herzog

  • Conselheira de Administração da Fundação Projeto Pescar, das empresas Aeromot, Núcleo Vitro, da startup Click Palm, e Governance Officer da empresa Cabanha Azul.
  • Conselheira do Conselho de Relações Trabalhistas da FIERGS, onde coordena o grupo técnico de Privacidade de Dados.
  • Coordenadora Adjunta do Comitê Permanente de Ética e Compliance da FEDERASUL.
  • Membro da Comissão de Ética na Governança e da Comissão de Governança em Saúde no IBGC nacional, e coordenadora do Fórum de Diversidade em Conselhos do IBGC Rio Grande do Sul.
  • Advogada com Pós-graduação em Administração Hospitalar, executiva jurídica atuando na área da saúde há 30 anos. Especialização em Compliance Anticorrupção e Privacidade e Proteção de Dados.
  • Sócia da Chiapin Herzog Advogados.

Letícia Reichert

  • É Membro do Conselho de Administração do Grupo FCC (empresa familiar na qual é membro da 2ª geração).
  • É Presidente do Conselho Consultivo da Viemar Automotive.
  • É Presidente do Conselho Consultivo da Núcleo Vitro.
  • É Vice Coordenadora da Comissão de Empresas de Controle Familiar do IBGC.
  • Conselheira de Administração certificada pelo IBGC.
  • Advogada formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e MBA em Business Law pela Fundação Getúlio Vargas.

Cris Baumgart

  • É Membro do Comitê de Sócios do Grupo Baumgart.
  • Foi Presidente do Conselho de Família do Grupo Baumgart por 5 anos.
  • É Presidente do Conselho de Administração das empresas MaisK e INVEZ.
  • Possui formação para Conselheiro de Administração pelo IBGC.
  • Possui sólida vivência na implementação de Boas Práticas de Governança Corporativa e Familiar, tendo atuado na implantação de governança nos negócios de sua família, atuando também como mentora e consultora, auxiliando outras famílias empresárias.
  • Desde 2017 atua na FBN (Family Business Network), fazendo parte do Conselho, da Comissão de Conteúdo e Coordenando a Comissão de Engajamento.
  • Mentora do Programa de Protagonismo Feminino em diferentes empresas, possibilitando a valorização e o desenvolvimento da força feminina.

Cida Hess

  • Possui mais de 30 anos de experiência como executiva, atuando em auditoria e consultoria de Big 4 (PwC e KPMG), UNIP, Saint-Gobain e Grupo Fiat, incluindo Ibiritermo, Banco Nacional.
  • Conselheira. Palestrante. Professora da Board Academy nos Programas PFCC e CES em Finanças e Contabilidade e do Legado e Família, Formação de Mulheres para Conselhos na Oficina de Visão Financeira para Conselheiras.
  • Head de Sustentabilidade do 30% Brazil. Embaixadora do Instituto Capacita-me. Coordenadora da Comissão Temática de Finanças e Contabilidade da Board Academy.
  • Doutora em Engenharia de Produção pela UNIP (Sustentabilidade e sua importância prática, 06/2023), mestre em Ciência Contábeis e Atuariais pela PUCSP (Modelo de Gestão Sustentável, 12/2017). Contadora pela Newton Paiva (2000), MBA do IBMEC (Executivo em Finanças, 1996) e Economista pela PUC Minas (1987).
  • Conselheira Editorial da Revista RI e colunista, com Mônica Brandão, da Orquestra Societária (desde 03/2014), com + 90 artigos publicado.

Valéria Santoro

  • É Mediadora de Conflitos e Sócia da Acrópole Câmara de Mediação e Conciliação.
  • Graduada em Direito pela UFRGS E Mestre em Direito Internacional pela USP.
  • Possui Formação em Negociação e Liderança da Universidade de Harvard.
  • Possui Formação em Mediação Empresarial – CBMA
  • Professora do MBA da PUCRS de “Empatia, CNV e Cooperação”.
  • Mentora de Protagonismo Feminino da Termolar e FIMAC.
  • É Membro do Fórum de Diversidade em Conselhos – IBGC.
  • Participou do workshop de Comunicação não-violenta com Dominic Barter e “CNV na Prática” de Jeferson Capellari.

Monica Herrero

  • Em 2017, entrou na lista da Forbes Brasil que revela as mulheres mais influentes do país em diversos setores.
  • Assumiu a presidência da Stefanini Brasil em 2012 (empresa que atuou por 27 anos) e desde então viu a multinacional ficar entre as quatro melhores empresas de TIC do Brasil, entre as organizações de tecnologia mais inovadoras do país, as 50 empresas que mais geram valor para o Brasil, entre outros importantes reconhecimentos.
  • Ao final de 2019, ano que foi reconhecida novamente pela Forbes entre os melhores CEO’s do Brasil.
  • É Membro do Conselho de Administração da VLI Logística.
  • É Membro do Conselho de Administração da Stefanini Group.
  • É Membro do Conselho de Administração da BBX Brasil.
  • É Sócia investidora do BR Angels.

Lília Vieira

  • Com 30 anos em gestão de recursos humanos, comunicação e responsabilidade social.
  • É CEO da THE Projects, unidade de negócio do Grupo THE.
  • Criou programas estratégicos de gestão de pessoas, alinhados ao plano de negócios, com foco em crescimento de organizações como Hidrovias do Brasil, Saraiva, Vivo/Telefônica, Metrored, Mauri Brasil e Amil.
  • Possui formação em Psicologia pela PUC-SP, Pós-graduação em Administração de Empresas pela FAAP e em Neurociência e Comportamento pela PUC- RS.

Sabrina Pezzi

  • É Membro do Conselho Consultivo na Aeromot.
  • É Presidente do Conselho Consultivo da Metalúrgica FIMAC.
  • É Gerente Executiva Jurídico e Compliance da Unimed Porto Alegre.
  • É Professora convidada na PUCRS e UNISINOS em Gestão, Governança Corporativa, Riscos e Compliance.
  • Integra o Fórum de Diversidade em Conselhos Capítulo Sul do IBGC.
  • É membro do Comitê de Articulações Estratégicas da ANCHAM e membro do Comitê de Compliance da Federasul.
  • Reconhecida pela Revista Análise, na edição 2023, como executiva jurídica mais admiradas do Brasil na categoria Jurídico e na categoria Compliance.
  • Advogada formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Mestrado pela PUCRS.

Dani Verdugo

  • É uma experiente administradora, headhunter, mentora de carreira e empresária, com mais de 20 anos de atuação na área de Recursos Humanos com profunda experiência na contratação de Conselheiros para empresas.
  • É CEO da THE Consulting e fundadora do Grupo THE que engloba três unidades de negócio: 1). A THE Consulting foca em Executive Search, 2). A THE Tech é uma EDtech de tecnologia que capacita e forma profissionais para o mercado em constante evolução e; 3). A THE Projects oferece soluções customizadas de planejamento estratégico.
  • Possui uma sólida contribuição acadêmica e literária: 1). foi coordenadora do livro “Mulheres ESG”; 2). Coautora do livro “Mulheres no RH – Vol. II”; 3). Coautora da 2ª Edição do livro “ESG: O Cisne Verde e o Capitalismo de Stakeholder – A Tríade Regenerativa do Futuro Global”.

Lista de Espera

Curso: Conselheiras na Prática

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.

Lista de Espera

Curso: Governança Corporativa na Empresa Familiar

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.

Lista de Espera

Curso: Documentos Societários Importantes nas Empresas Familiares

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.

Lista de Espera

Curso: Desafios nas Empresas Familiares: como se preparar para o futuro?

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.

Lista de Espera

Curso: Governance Officer

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.