A tarefa de gerir o patrimônio pode se mostrar bastante desafiadora para as famílias empresárias. E a complexidade aumenta a medida que o número de membros da família e valor envolvido aumentam.
Para auxiliar as famílias nesse aspecto, vem se popularizando no Brasil um serviço que já existia em outros países há algum tempo, os Family Offices.
Focados principalmente na proteção e aumento do patrimônio familiar, os Family Offices possuem diversas características e funções que facilitam a administração patrimonial.
É comum que famílias empresárias de alto poder aquisitivo possuam um patrimônio extenso e complexo, com investimentos e outros ativos diversos, e a administração disso pode acabar se tornando confusa e perigosa, considerando que os membros familiares muitas vezes podem não conseguir se dedicar a isso de forma plena, além do fato de que há a demanda de um conhecimento específico para tal.
Na imagem, trazemos apenas alguns dos benefícios desse serviço, como o foco no alcance de objetivos familiares no que tange ao patrimônio, pensando em compras, vendas, transferências e etc. A contratação ou criação de um Family Office também traz à família um ganho muito grande no que diz respeito à praticidade e ganho de tempo. Como a administração passa a ser responsabilidade do gestor do Family Office, a família pode manejar o tempo de formas mais úteis, sem precisar se preocupar com o excesso de burocracia.
Porém, conforme falado, esses são apenas alguns dos benefícios dos Family Offices. Se você se interessou pelo tema e quer saber mais, te convidamos a conhecer o curso Governança Familiar – 2ª edição, que também abordará profundamente o tema, com o instrutor Eduardo Tellechea Cairoli.
Venha para nosso curso Governança Familiar!
Data: 03/03/2023