A indicação de filme de hoje vem com uma leveza da comédia, mas sem deixar de lado a necessidade de falar de coisas importantes nas empresas familiares.
O filme “Mimadinhos”, disponível na Netflix, como o nome já deixa bem claro, é focado na relação de um pai milionário e bem-sucedido com seus três filhos mimados e muito bem acostumados com a vida confortável e luxuosa bancada pelo pai.
Em pouco mais de uma hora e meia, o filme mostra esse pai, que decide pregar uma peça aos filhos, fingindo falência, convivendo com eles em uma casa simples, e vendo-os forçados a trabalhar e prover, uma vez que um dos motivos para essa “brincadeira” que ele faz é a ocorrência de um infarto.
Ao decorrer do filme, dois fatores se destacam: o erro em não preparar os filhos para serem herdeiros responsáveis e possíveis sucessores; e a ausência do pai na vida dos filhos, em prol da empresa, sendo esse um fator especialmente comum na realidade das empresas familiares.
A empresa, para os fundadores, muitas vezes é vista como um dos filhos, aquele que dá mais trabalho e demanda mais tempo. Esse padrão de comportamento, geralmente baseado no desejo dos fundadores de prover uma vida melhor à família, nunca passa despercebido pelos filhos, e comumente é um fator ligado à recusa de herdeiros em trabalhar na empresa, alimentados pelo sentimento de preterição.
De uma forma leve, com uma pequena pitada de drama, o filme é uma boa forma de analisar as relações familiares e deixa aberto o debate sobre a sucessão.
Você já assistiu? Comente com a gente quais foram suas impressões, adoraríamos ouvir sua opinião!
Data: 26/08/2022