Informações Gerais

Empresas Familiares no Brasil

90%
Das empresas

Aproximadamente 90% das empresas no Brasil são familiares (fonte: IBGE e SEBRAE)

21 milhões
de empresas ativas no Brasil

Existem aproximadamente 21 milhões de empresas ativas no Brasil (fonte: EMPRESÔMETRO)

75%
da força de trabalho

No Brasil 75% da força de trabalho é empregada por Empresas Familiares (fonte: ENEF)

40%
do PIB brasileiro

40% do PIB Brasileiro é gerado por Empresas Familiares. Em alguns países o percentual é superior a 90%. Na Itália por exemplo é 94% (fonte: ENEF)

15 empresas
dentre as 500 maiores do Mundo

O País tem 15 Empresas Familiares dentre as 500 maiores do Mundo, em receitas (3% das maiores do mundo) (fonte: ENEF)

Preocupação das Empresas Familiares: Sobrevivência

Dados do IBGE mostram que quanto maior o porte da empresa, maior a sua taxa de sobrevivência. Isso ocorre porque as grandes empresas possuem mais acesso à informação e recursos para investir em profissionais especializados. No entanto, para as pequenas e médias empresas o desafio é ainda maior, pois além de empreenderem, elas também precisam lidar com outras frentes na administração do negócio (planejamento, gestão, compras, vendas, RH, finanças, tributos, leis, tecnologia da informação, marketing, sucessão e etc). Contudo, nem sempre essa empresa contará com profissionais gabaritados para lidar com tantos assuntos.

Ressalta-se ainda que geralmente o empreendedor não possui tantas informações quando se lança em alguma atividade empresarial. Na maioria das vezes ele vivencia o problema durante o desenvolvimento do negócio e não sabe como reagir no momento certo e perde tempo na tomada de decisões, o que pode acabar comprometendo o sucesso do negócio.

Por isso, é visto como fator crítico para o sucesso de qualquer empresa familiar o acesso e uso correto das informações. Além do que, a falta de profissionalização é o grande calcanhar de aquiles desses negócios, que se agrava quando o fundador não está mais no comando da empresa.

De cada 100 empresas abertas e bem-sucedidas, apenas 30 chegam na 2ª geração e somente 5 alcançam a 3ª geração;

No Brasil, em torno de 70 a 75% das empresas familiares tem uma expectativa de vida inferior a 25 anos (fonte: IBPT)

No entanto, segundo estudos do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, 15,41% das empresas encerram suas atividades no primeiro ano de vida, 41,86% entre 1 e 5 anos e 75% não chegam aos 14 anos.

Existem aproximadamente empresas familiares centenárias no Brasil

Os desafios são inúmeros para que o negócio seja perene

Segundo pesquisa da KPMG de 2018, as principais preocupações das empresas familiares brasileiras para os próximos 3 anos que podem afetar de maneira substancial a continuidade dos seus negócios são:

O Modelo de 3 Círculos da Empresa Familiar

Geralmente as empresas familiares se adequam à situação demonstrada abaixo, sendo formada por 3 círculos: Família, Propriedade e Gestão. Este modelo foi desenvolvido através dos estudos de Renato Tagiuri e John A. Davis na Universidade de Harvard para compreenderem a dinâmica das empresas familiares, que serve hoje para auxílio de muitas famílias, empresas e profissionais.

O Modelo Tridimensional de Desenvolvimento da Empresa Familiar

Este outro gráfico abaixo, também foi desenvolvido pelos profissionais da Universidade de Harvard para demonstrar que para cada um dos três subsistemas –família, propriedade e gestão, existe uma dimensão separada de desenvolvimento.

Cada um dos subsistemas da família, propriedade e gestão passa por uma sequência de estágios particular.

Tudo isso ajuda a compreender como funciona a engrenagem das empresas familiares com o passar dos anos e o que pode ser feito para auxiliá-las a atravessarem cada etapa na busca pela longevidade.

A Governança Aplicada à Empresa Familiar

A governança é a peça-chave para auxiliar nossas empresas no caminho para a longevidade. E isso deve acontecer nos 3 círculos elencados acima, propriedade, família e gestão.

Para isso existem profissionais capacitados para indicar o caminho que se adequa a sua empresa, família e realidade. Cada caso é um caso, não existe receita pronta.

Este canal serve para ser uma fonte confiável de informação e orientação, ajudando sua empresa familiar a tomar iniciativas e atitudes para se tornar perene e ultrapasse várias gerações.

Dessa forma, a “governança” também terá amplitude nas 3 frentes elencadas: propriedade, família e gestão.

Fechar