O Conselho de Família foi (e ainda é) muito importante para a longevidade da Votorantim, uma empresa familiar. Você sabe por quê?
Criado no ano 2000, o Conselho de Família da Votorantim tem como missão desenvolver acionistas responsáveis, envolvidos com a empresa, e que tenham também conhecimento e experiência para gerenciar a organização. Para isso, o Conselho desenvolve diferentes atividades para integrar membros, fortalecer os valores da empresa e da família, delimitar com clareza as três esferas – família, empresa e propriedade – e, assim, promover a longevidade da empresa.
Incentivado a explorar todo seu potencial dentro ou fora do grupo, cada jovem acionista da Votorantim pode ingressar na empresa como trainee, em um programa voltado especialmente para seu desenvolvimento. No entanto, depois de um período nesse programa, o acionista deve sair do grupo para empreender ou ter experiência em outras empresas, para depois, se fizer sentido tanto para ele como para o grupo, poder retornar.
Essa experiência fora do grupo amplia o repertório dos acionistas e os prepara de forma mais completa para os desafios que irão enfrentar dentro da empresa.
Assim como acontece na Votorantim, em qualquer empresa familiar é essencial estabelecer regras específicas para o desenvolvimento e a entrada dos familiares na organização. E como já demonstramos por aqui, o principal caminho para isso é a criação de um Conselho de Família e a construção de um Protocolo de Família.
Data: 21/09/2021