Não é incomum que gestores não saibam a real função e a importância de implementar um Conselho Consultivo na empresa.
Diante dos desafios do dia a dia, como encontrar tempo para pensar sobre isso? Além disso, como saber qual é o Conselho mais indicado para o atual momento da empresa?
Dentre os modelos de Conselho, o Conselho Consultivo se destaca como uma boa forma de iniciar esse aprendizado. Entendido como uma boa prática de Governança Corporativa, a implantação de um Conselho Consultivo traz diversos benefícios para a empresa, inclusive visando uma futura transição para o Conselho de Administração.
Diferente do que muitos gestores pensam, essa não é uma prática exclusiva das empresas de capital aberto, podendo ser absorvida por empresas de capital fechado também, e com grandes benefícios.
Pode ser formado por profissionais independentes, externos e internos da empresa, o Conselho Consultivo funciona como o próprio nome sugere: um órgão de consulta, orientação e recomendação.
Partindo da premissa de que esse conselho, diferente do de Administração, não possui poder decisório, mas sim sugestivo, o Conselho Consultivo agrega nas empresas enquanto um canal de ideias, visões diversificadas, isenta dos costumes da empresa, com foco em governança, eficiência da gestão, inovação e sugestão de mudanças nos produtos e processos.
Enquanto uma comunidade que acredita na importância das boas práticas de Governança Corporativa e visa auxiliar empresas a alcançar a longevidade, o Legado e Família incentiva a reflexão acerca desse tipo de Conselho e, pensando nisso, estamos preparando novidades que certamente irão auxiliar sua empresa nesse caminho.
Acompanhe nossas redes sociais e fique atento às novidades dos próximos dias!
Acesse esse link e conheça nossos materiais.
Data: 08/03/2022