Segundo um levantamento realizado por um banco suíço, nos próximos 20 anos, haverá uma transferência de riqueza de aproximadamente US$ 84 trilhões nos Estados Unidos, que deve ser passada para a geração mais jovem. Esta é uma informação interessante, e que traz diversos pontos relevantes e preocupantes, no que diz respeito às empresas familiares e ao planejamento sucessório principalmente.
Segundo o relatório do banco, que entrevistou 4.500 investidores pelo menos US$ 1 milhão em ativos, de 14 países diferentes, 40% dos entrevistados não têm um planejamento sucessório ou mesmo um testamento, além de não compartilharem com os herdeiros informações básicas sobre a fortuna, como o montante ou onde está investido. Além disso, menos da metade espera deixar os negócios para a família (47%), e mesmo esses, não possuem expectativas ou sequer explicitaram suas intenções para os herdeiros.
Presos em suas lutas internas, tanto os milionários quanto os herdeiros evitam esse tipo de conversa, fazendo o tema escorrer perigosamente pelo tempo.
Há uma infinidade de problemas que podem surgir com a falta de um planejamento sucessório, seja dentro da empresa, seja com relação a divisão de bens, ou mesmo no âmbito tributário, já que, sem um devido planejamento, a carga tributária em alguns países pode ser extremamente pesada, já que os herdeiros ficam sem nenhuma proteção previamente estabelecida dentro das possibilidades e leis de cada país.
A notícia também evidencia que a falta de um planejamento sucessório é um tema que afeta negativamente negócios tanto milionários, quanto pequenos e médios.
A consequência da falta de planejamento pode ser um aviso às empresas que postergam esse passo tão crucial para sua longevidade, pois não é raro que negócios promissores vejam seu fim precoce pela relutância e planejar e pela comunicação falha entre as gerações.
Acompanhe e se cadastre na comunidade Legado e Família para estar por dentro de notícias, pesquisas e cases, além de ter acesso aos artigos compartilhados pelos nossos membros.
Data: 26/10/2022