O Protocolo de Família pode ser entendido como um acordo de intenções, que registra decisões consensuais dos membros da família sobre entrada e saída da empresa, sucessão, progressão de carreiras, conflitos familiares, formação educacional, comportamentos, entre outros temas.
Durante o processo de elaboração desse documento, é comum que as famílias revisitem a história dos fundadores, que se mistura com a história da empresa, para reconhecer nela os valores familiares.
O registro desses valores, assim como da visão e missão da família empresária é também parte importante do Protocolo de Família, e possibilita, ainda, o estabelecimento de vínculos entre os membros das diferentes gerações da família.
Para elaborar esse documento, é recomendado contar com a facilitação de pessoas externas à empresa, a fim de conferir maior objetividade às discussões, que acabam sendo influenciadas pelas relações familiares.
Outro ponto interessante da elaboração desse documento é o movimento inicial que ele pode representar para a empresa no caminho da implementação da Governança Familiar. Mesmo que não haja estruturas mais formais já estabelecidas, o Protocolo de Família ajuda a organizar assuntos que em geral não são tratados.
Data: 16/09/2021