Apesar de não serem novidade para a maioria dos gestores, muitas vezes os demonstrativos Financeiros ainda acabam sendo documentos que não são realmente utilizados completamente, com todas as suas funções e possibilidades.
Para além da função estratégica – muitas vezes preterida – os demonstrativos financeiros também possuem algumas outras funções importantes que, por si só, já demonstram o quão minuciosa deve ser a análise feita sobre esses documentos.
Entre essas funções, estão:
1. Apuração dos impostos a serem pagos pela empresa;
2. Análise de adequação ao atual regime tributário;
3. Controle do fluxo de caixa;
4. Otimização dos gastos e melhora do controle financeiro;
5. Usados como base para a realização de novos investimentos, cortes em setores, redução ou ampliação da produtividade.
Com isso em mente, já fica claro que tais documentos precisam estar sempre no radar não só da contabilidade – responsável pela apuração de impostos -, mas também da alta gestão, sendo utilizados como mecanismos para o contínuo aperfeiçoando da empresa.
Por isso, te convidamos a conhecer o curso de “Como Tomar ótimas Decisões a Partir dos Demonstrativos Financeiros”, focado fortemente nos principais dados que um demonstrativo pode gerar, o curso ensina de maneira direta e acessível como interpretar esses dados, visando a saúde e o sucesso da empresa a curto, médio e longo prazo.
Sob a didática de Carlos Alberto Ercolin, o curso possui um viés prático e acessível para gestores de empresas de todos os ramos e portes e traz clareza a esses dados que muitas vezes passam despercebidos pelos gestores.
Conheça mais detalhes acessando a página do curso aqui.
Data: 11/03/2022