A pesquisa “Diversidade nos Conselhos de Administração: Pesquisa Global” realizada pela KPMG e publicada em abril de 2022, mostra diversos detalhes interessantes sobre a realidade dos conselhos tanto no Brasil como a nível mundial.
Destaca-se entre os dados apurados os motivos que influenciariam uma empresa na contratação de novos conselheiros. Para o Brasil, a necessidade de uma abordagem mais estratégica e competitiva desponta como o principal fator de novas contratações, enquanto no mundo, o principal fator é a substituição por aposentadoria (62%), fator esse que ficou bem abaixo no Brasil (16%).
No que diz respeito ao Brasil, chama bastante atenção essa especificação de necessidade de abordagem mais estratégica e competitiva. Com um mercado grande e diverso como o brasileiro, é interessante que as empresas enxerguem essa necessidade de mudança com bons olhos, pois hoje, mais do que nunca, o pensar estratégico com foco em inovação se tornou a maior necessidade dos negócios, o que é a porta de entrada para que uma empresa se mantenha ou se torne referência em seu mercado.
Nesse sentido, a diversidade nos conselhos vem como uma grande ajuda estratégica, já que pessoas com formações diferentes, vivências e experiências diversas tendem a ver a mesma situação de formas variadas, agregando infinitamente na estratégia da empresa.
Parabéns à KPMG por essa excelente pesquisa que já traz o tom do que vem pelos próximos anos.
Acompanhe o Legado e Família para ficar por dentro de notícias como essa e não perder os lançamentos focados no aprimoramento profissional e na longevidade das empresas.
Data: 15/07/2022