Em nossas últimas postagens, trouxemos um pouco da importância dos valores das empresas familiares e sua relação direta com a família fundadora. Hoje, trazemos um case que trata exatamente desse importante ponto das empresas familiares: os valores originados dos fundadores e colocados na prática.
O case que trazemos, sobre o grupo Zema, baseia-se em um estudo realizado em 2013 para uma tese de mestrado, o qual deixaremos o link no final do post, que analisa a interação entre os valores familiares e a gestão da empresa familiar.
O estudo conquiste em entrevistas realizadas com dois membros da empresa familiar, da terceira e quarta geração, e análise de documentos internos e externos, como manual do colaborador e entrevistas, em que os entrevistadores buscaram traçar uma relação entre os valores identificados na fala dos entrevistados e os valores descritos no documento.
Após a finalização da coleta de informações por meio da entrevista, ficou clara a coerência entre os valores expostos pela empresa frente aos stakeholders e colaboradores, e o discurso da família, que reflete a história de vida da empresa e do fundador, que foi o primeiro a semear esses valores no cotidiano da empresa. Vale ressaltar alguns dos valores mais comentados pelos entrevistados, sendo eles: trabalho, confiança, humildade e ética.
A título de contextualização, o grupo Zema, que completa nesse ano 100 anos de fundação, faz parte do vasto grupo de empresas fundadas no Brasil a partir da chegada de imigrantes, que, nesse caso, eram italianos. O grupo nasceu com a fundação da Casa Sport, primeira empresa de acessórios, peças e lubrificantes automotivos da cidade de Araxá em 1923, fundada por Domingos Zema. Em 1936, inaugurou o primeiro posto de combustível na cidade. Já em 1948, quando a empresa completava 25 anos, foi inaugurada a revenda Studebaker, marca de automóveis que, na época, eram considerados sofisticados. Com o passar do tempo, a empresa passou a ser revenda de outras marcas, algumas das quais marcam o setor automobilístico do Brasil.
Hoje, a empresa já passa da quarta geração e completa seu centenário, opera em sete segmentos e conta com mais de 5.300 colaboradores, atuando em mais de 460 cidades do país. Nesse estudo qualitativo, a família empresária mostra com naturalidade como os valores arraigados na família irão, sem exceções, espelhar-se nos negócios.
Conheça os detalhes da história desse grupo e do estudo realizado aqui.
Siga o Legado e Família nas redes sociais para não perder nenhum conteúdo sobre empresas familiares.
Data: 08/02/2023