Com uma trajetória centenária, o grupo Algar já merece parabenizações por conseguir manter por tanto tempo uma empresa em crescimento, inovando, perenizando o legado do fundador. Assim como em muitas histórias de empresas brasileiras, a Algar também começou com a chegada de um imigrante em terras brasileiras. Alexandrino Garcia iniciou o empreendimento que hoje conta com empresas nos setores de Telecomunicação, Agro, Serviços e Turismo.
Com mais de 30 anos de Governança Corporativa profissionalizada, iniciada com a contratação de um CEO externo, a evolução na forma de gestão tem feito com que o Grupo acumule reconhecimentos, e já ganhou vários prêmios como exemplo de Governança Corporativa e Familiar, além de ser case para estudo em eventos nacionais e internacionais.
Os Conselhos de Administração e comitês de assessoramento contam com Regimentos Internos, cujo intuito é a garantia do cumprimento das responsabilidades dos órgãos.
A família é parte fundamental nessa profissionalização, além de ser considerada referência em governança familiar.
O grupo possui um Conselho de Sócios, formado por acionistas e descendentes. Além disso, o Conselho de Família, criado em 2002, surgiu para administrar temas de interesse da família, como a formação, integração, informação e comunicação entre os membros e a gestão do legado.
Para garantir e incentivar os acionistas e herdeiros, a Família conta com uma Academia de Acionistas, que ajuda o Conselho da Família, e também o Comitê de Educação, que é responsável por acompanhar, elaborar diretrizes e incentivar a formação individual dos familiares. Um breve resumo do que é feito quando a família está alinhada com o objetivo da longevidade empresarial e bem-estar familiar, trazendo benefícios em todos os aspectos para a família empresária e para os negócios, onde se prepara pessoas tanto para suas trajetórias pessoais quanto para uma possível atuação nos negócios da família.
Data: 15/06/2022