A mais recente pesquisa da PwC (Next Generation Survey: Agents of change, earning your license to operate”) divulgada no último dia 6/11/2019, mostra que, apesar das novas gerações muitas vezes já estarem envolvidas nos negócios da família, ainda se deparam com muitas barreiras para atuação dentro da empresa. A pesquisa ouviu 950 jovens de empresas familiares de todo o mundo, inclusive do Brasil.
Os dados da pesquisa revelaram que é muito comum as gerações anteriores – geralmente pais e avós – não abrirem mão do comando, o que dificulta e desencoraja a atuação da geração sucessora, mesmo que esta venha a assumir os negócios em poucos anos. Parte dos entrevistados afirma que sentem a necessidade de se provar diante dos parentes, que mudanças apontadas não são levadas em consideração e que eles dificilmente são procurados pelos mais velhos para oferecer sugestões.
Esse cenário acaba por ser prejudicial à competitividade das empresas familiares. Ultimamente, diversas empresas vêm se destacando no mundo com ideias inovadoras. O líder global da PwC, Peter Englisch, questiona o motivo de iniciativas disruptivas como Uber e Airbnb não terem partido de empresas familiares, apesar de serem maioria no mundo. Além disso, ele deixou a seguinte mensagem impactante: “Se você treina a sua equipe para liderar o negócio como a geração anterior, há uma chance alta de você sair do mercado”.
Data: 11/2019