Os comitês de Governança Corporativa são formados para garantir que uma empresa opere de maneira responsável e ética, ao mesmo tempo em que maximiza o seu valor.
Esses órgãos são criados principalmente com o intuito de prestar auxílio ao Conselho de Administração, que muitas vezes necessitam de mecanismos de suporte às suas decisões.
Pelo fato do Conselho de Administração não interferir diretamente na operação da empresa, ele acaba precisando de ajuda para garantir que a empresa esteja atuando dentro dos princípios da Governança Corporativa, por meio do recebimento de informações e análises ágeis e precisas.
Os comitês podem ser formados por funcionários de diversas áreas da própria empresa e ainda contar cm profissionais externos. No entanto a formação deverá contemplar competências vinculadas aos objetivos estratégicos da empresa e do comitê.
Para isso, existem vários comitês essenciais de Governança Corporativa dos quais as empresas poderiam se beneficiar, entre eles: Comitês de planejamento estratégico, de transformação digital, de auditoria, de orçamento, e remuneração, de gestão de riscos e crises, entre outros.
O Conselho de Administração pode, a qualquer momento, instalar ou desinstalar comitês e, caso necessário, pode delegar a um de seus conselheiros o papel de líder.
Os comitês são uma excelente porta de entrada para quem gostaria de atuar como membros de conselho, pois esses membros de comitês ao demonstrarem dedicação, profissionalismo e expertise, chamam atenção dos conselheiros e podem entrar no radar para uma próxima convocação de membros para aquele board.
Um comitê importante, é o comitê de auditoria. Apesar de sua instalação ser recomendada, nas empresas em que ele não existe, o Conselho de Administração conserva a completa responsabilidade sobre as questões de auditoria, dado que o comitê de auditoria é apenas um órgão de suporte à decisão. Portanto, na sua ausência, o próprio Conselho de Administração assumirá suas responsabilidades.
Para conhecer um pouco mais sobre as funções, tipos de comitês e como eles auxiliam os conselhos de administração, conheça a 3ª edição do curso Conselheiro na Prática, com Richard Doern.
Data: 05/05/2023