Criada em 1911, a Tramontina é uma das pouquíssimas empresas familiares que alcançaram o status de centenárias. A empresa é o legado deixado por seu fundador, Valentim Tramontina, filho de imigrantes italianos, que investiu suas economias em uma pequena cutelaria, que só começou a contar com seus primeiros colaboradores em 1932. Poucos anos depois, em 1939, ele faleceu, e a empresa foi assumida por sua esposa e posteriormente, por seu filho e um sócio, Ruy Scomazzon.
A partir dos anos 60, o número de funcionários começa a crescer, assim como começam a ser abertas filiais em outras cidades e expandindo o portifólio de produtos.
Hoje, a empresa com mais de 110 anos de criação, e a sucessão está novamente em pauta, e com data marcada, para meados de 2022. Uma vez que o até então presidente, Clovis Tramontina, se afastará do cargo e passando-o para o amigo, sócio e ex vice-presidente, Eduardo Scomazzon, filho de Ruy Scomazzon.
As duas famílias fizeram um acordo, onde a partir de 2022, cada família ocupará a presidência por três anos, alternadamente e a empresa até mesmo já possui um próximo candidato, Marcos Tramontina, filho de Clóvis e diretor financeiro da empresa.
Com mais de 18 mil produtos, além de estar presente em mais de 120 países, a Tramontina continua percorrendo sua história de inovações e sucesso em um mercado onde o seu nome significa qualidade para o consumidor.
Um case de sucesso de uma empresa multifamiliar centenária que nos faz ter a certeza de que existem caminhos a serem seguidos que irão possibilitar a longevidade saudável da empresa. Você conhece cases como esses? Comente com a gente.
Data: 08/12/2021