Blog Legado

Posts recentes

O conselho de administração desempenha um papel crucial na supervisão das práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) de uma empresa.

Por ser o órgão responsável por definir a direção estratégica da empresa, os direcionamentos relacionados às ações e suas prioridades ESG também acabam se tornando pautas nos conselhos, que deve garantir que a gestão as implemente com eficácia. Conselheiros, atualmente, precisam ser entendedores ​de questões ESG e analisar profundamente os riscos que possam afetar o desempenho e a reputação de longo prazo da empresa. Além disso, eles devem prestar contas aos acionistas pelo desempenho da empresa e pela adesão aos padrões ESG.

O conselho de administração pode tomar várias ações para promover práticas ESG, incluindo:

  • Nomear um diretor ou comitê ESG para monitorar e relatar questões e riscos ESG.
  • Estabelecer políticas e diretrizes ESG claras para as operações da empresa.
  • Revisar e aprovar os relatórios de sustentabilidade da empresa e garantir que sejam precisos e transparentes.
  • Envolver-se com as partes interessadas, incluindo acionistas, clientes, funcionários e comunidades, para entender suas preocupações e expectativas em relação às questões ESG.
  • Incorporar fatores ESG nos processos de tomada de decisão da empresa, incluindo investimentos, gestão de riscos e planejamento estratégico.

Em resumo, o conselho de administração desempenha um papel crítico na promoção e supervisão das práticas ESG dentro de uma empresa. Ao priorizar questões ESG, eles podem ajudar a garantir a sustentabilidade e o sucesso de longo prazo da empresa, ao mesmo tempo em que contribuem para um futuro mais sustentável e igualitário.

Além disso, o Conselho de Administração pode fazer uso do Manifesto de Davos para ter um norte sobre como agir no que envolve ESG e Capitalismo Consciente.

O Manifesto de Davos, publicado pela primeira vez em 1973, é um conjunto de princípios que descreve as responsabilidades das empresas para com a sociedade. Nele, é enfatizada a importância de criar valor não apenas para os acionistas, mas também para todas as partes interessadas, incluindo funcionários, clientes, fornecedores e as comunidades em que atuam.

O conselho de administração pode desempenhar um papel significativo na promoção dos princípios do Manifesto de Davos. Eles podem liderar pelo exemplo, demonstrando compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade nas operações de sua própria empresa.

O Conselho de Administração também pode usar sua influência para defender políticas e iniciativas que promovam os princípios citados acima por meio de apoio a regulamentações ambientais, práticas trabalhistas éticas e programas sociais que beneficiem a comunidade.

Se você deseja conhecer mais sobre as possibilidades de atuação dos conselhos, matricule-se no curso Conselheiro na Prática – 3ª edição.

Matricule-se para conhecer a realidade dos conselhos das empresas, entender como ocorre a implantação de boas práticas no dia a dia da empresa, e como os conselheiros auxiliam nesse processo. 

Venha se preparar para ser um profissional que traz clareza e objetividade para os Conselhos Consultivos e de Administração dos quais participa, desenvolvendo uma performance relevante e que agregue valor às empresas.

Não deixe de conhecer o curso e aproveite o desconto de lançamento!

Data: 17/04/2023

Sobre nós
Fundado em 2019, o Legado e Família iniciou sua jornada como um portal de compartilhamento de experiências. Desde então, membros de empresas familiares e profissionais especializados nos temas desse universo podem compartilhar suas experiências nesse espaço por meio de artigos e postagens, colocando em pauta os principais assuntos que preocupam e influenciam as empresas familiares.​
Redes sociais
Newsletter Legado
Assine a nossa newsletter e receba o melhor conteúto de negócios

Lista de Espera

Curso: Conselheiras na Prática

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.

Lista de Espera

Curso: Governança Corporativa na Empresa Familiar

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.

Lista de Espera

Curso: Documentos Societários Importantes nas Empresas Familiares

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.

Lista de Espera

Curso: Desafios nas Empresas Familiares: como se preparar para o futuro?

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.

Lista de Espera

Curso: Governance Officer

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.