Blog Legado

Posts recentes

As agendas temáticas dos conselhos de administração são compostas pelos assuntos e temas específicos que o conselho prioriza e aborda durante suas reuniões e processos decisórios. Essas agendas temáticas podem variar, dependendo do tipo e nicho da empresa e dos objetivos da organização, mas geralmente refletem os desafios estratégicos e operacionais mais prementes que a empresa enfrenta.

Uma vez estabelecida uma agenda temática, o conselho geralmente agenda reuniões regulares para discutir e abordar cada item da agenda. Durante essas reuniões, os membros do conselho revisarão dados e relatórios relevantes, participarão de discussões com a administração e outras partes interessadas e tomarão decisões ou fornecerão orientações sobre como abordar os problemas em questão.

Conforme ilustrado na imagem, abaixo contamos com alguns motivos que validam a necessidade de uma agenda temática:

Foco: ajuda o conselho a concentrar sua atenção nas questões mais importantes da organização. Ao estabelecer um conjunto claro de prioridades e metas, o conselho pode evitar se distrair com assuntos menos críticos.

Alinhamento: ao se concentrar nos principais temas e questões, o conselho pode ajudar a garantir que a organização esteja caminhando na direção delimitada pela estratégia estabelecida, e que suas metas e objetivos sejam alcançados.

Transparência: promove a transparência e a comunicação dentro da organização. Ao estabelecer um conjunto de prioridades e metas, o conselho pode comunicar suas intenções e prioridades à administração, funcionários e outras partes interessadas.

Continuidade: garantia de continuidade do processo decisório do conselho. Ao determinar um conjunto consistente de prioridades e metas, o conselho pode ajudar a garantir que suas decisões sejam consistentes ao longo do tempo e que a organização esteja crescendo de maneira sólida.

No geral, uma agenda temática pode ajudar a garantir que o conselho esteja focado nas questões mais importantes da organização e alinhado com a direção estratégica e nas necessidades da empresa.

Para conhecer mais sobre essa ferramenta, conheça a 3ª edição do curso Conselheiro na Prática, com Richard Doern.

Sobre nós
Fundado em 2019, o Legado e Família iniciou sua jornada como um portal de compartilhamento de experiências. Desde então, membros de empresas familiares e profissionais especializados nos temas desse universo podem compartilhar suas experiências nesse espaço por meio de artigos e postagens, colocando em pauta os principais assuntos que preocupam e influenciam as empresas familiares.​
Redes sociais
Newsletter Legado
Assine a nossa newsletter e receba o melhor conteúto de negócios

Lista de Espera

Curso: Conselheiras na Prática

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.

Lista de Espera

Curso: Governança Corporativa na Empresa Familiar

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.

Lista de Espera

Curso: Documentos Societários Importantes nas Empresas Familiares

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.

Lista de Espera

Curso: Desafios nas Empresas Familiares: como se preparar para o futuro?

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.

Lista de Espera

Curso: Governance Officer

Entraremos em contato quando abrirmos nova edição desse curso.