Recentemente, tem ocorrido uma variedade impressionante de casos de empresas que sofrem com o vazamento de dados dos seus clientes, o que tem afetado a credibilidade desses negócios. Por si só, uma vez que utilizamos constantemente meios digitais para realizar boa parte das nossas atividades diárias, esse é um risco que corremos frequentemente, o que não minimiza o impacto que isso possui para as empresas que, por algum motivo, sofrem com esse problema.
Hoje, porém, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor desde 2021, as consequências que uma empresa pode sofrer por um problema como esse são muito mais sérias e severas.
Mas, pensando nesse contexto, como os conselhos se envolvem e qual o papel deles nessa luta contra o roubo de dados?
Claramente, o conselho precisa deixar em seu radar esse risco que se tornou iminente com a pandemia e tomar medidas de gestão de riscos operacionais, além de conhecer profundamente a lei, uma vez que existem multas relacionadas ao vazamento de dados.
O tratamento e gerenciamento desses dados é um fator de extrema importância para as empresas. Investir na parte física é importante, como os cuidados com equipamentos, programas e redes.
Cabe ao conselho cobrar essas e outras adequações de procedimentos da Diretoria, alinhando-os à lei, além de definir uma política rigorosa para o tratamento desses dados e os setores que poderão acessá-los.
Temas atuais e extremamente necessários, que são pautas em conselhos, serão tratados durante as aulas do curso Conselheiro na Prática, liderado por Richard Doern, cujo intuito será preparar os conselheiros para discussões como essa.
Conheça o curso com início no dia 03/05/2022 acessando esse link e não perca a chance de ampliar seus conhecimentos e sinta-se preparado para atuar em conselhos, tendo todo o embasamento, modelos de documentos e a vivência de simulações da prática das reuniões! Acesse esse link e saiba mais.
Data: 21/04/2022