O Legado e Família traz hoje a análise do case de uma empresa familiar de grande sucesso no Brasil, a Granado Pharmácias, hoje com 150 anos de fundação, fazendo parte do seleto e diminuto grupo de empresas familiares centenárias existentes em nosso país.
A empresa fundada pelo imigrante português, José Antonio Coxito Granado, que assim como muitos imigrantes, chegou no Brasil com muita vontade de trabalhar. Depois de dez anos economizando, criou seu próprio negócio, aproveitando da grande necessidade que a população da época possuía por manipulações e criações a base de plantas e ervas.
O negócio deu tão certo que logo o próprio Dom Pedro II conheceu os produtos e concedeu à botica o título de Pharmacia Oficial da Família Imperial Brasileira.
Após 124 anos e três gerações a frente dos negócios, a família finalmente realizou o pedido do fundador, em testamento, de vender a empresa para um estrangeiro, a fim de internacionalizar marca, o que foi executado com sucesso, após a venda da empresa para Christopher Freeman.
A empresa também possui grande viés socioambiental, vindo desde 2006 a produzir todos os produtos sem origem animal e se tornando patrocinadora oficial do Instituto Arara Azul, em 2020, que busca a preservação da espécie nativa.
A história da empresa foi registrada com detalhes em um livro de 221 páginas, reforçando ainda mais a importância e relevância de manter viva a memória da família e da empresa, assim como suas vitórias e percalços.
O case nos mostra a perseverança e a reinvenção necessárias para que uma marca sobreviva durante a passagem de tempo e consiga se manter atuante no mercado, além de ser fiel a seus valores.
Data: 29/10/2021