Fundada no final da década de 1980, por Yoshizo Kitano, a Yoki, empresa brasileira de produtos alimentícios, seguiu como uma empresa familiar por três gerações, até ser vendida por quase 2 bilhões de reais em 2012.
Mas o que motivou a venda da empresa, já que seu faturamento no ano anterior à venda foi de mais de 1 bilhão?
Foi a dificuldade do grupo em encontrar sucessores dentro da família que fez a empresa ser vendida para o grupo americano General Mills. Os desentendimentos relacionados a questões administrativas entre os herdeiros da empresa eram frequentes, o que dificultava a gestão da empresa e comprometia seu funcionamento.
Esse caso mostra uma realidade comum entre empresas familiares: herdeiros que não demonstram interesse na empresa ou que não conseguem administrá-la de forma satisfatória. No entanto, mesmo em casos como esse, em que os sucessores optam por vender a empresa, é importante ter conhecimento do valor da empresa.
Por isso, se você é sucessor ou herdeiro de uma empresa familiar, precisa estar por dentro do que acontece na empresa, sabendo reconhecer o valor que ela tem para, assim, poder decidir pela venda ou pela manutenção do negócio na família. E qualquer que seja o caminho a seguir, é preciso decidir com base em dados e informações, analisando corretamente as opções.
Data: 28/07/2021