Antes de mais nada, lembre-se: ser membro da família não torna uma pessoa preparada para assumir um cargo em sua empresa familiar!
Qualquer membro da família que tenha interesse em fazer parte dos negócios precisa ser qualificado para assumir um cargo na empresa. Todos os profissionais devem estar preparados para as funções que ocupam, sejam eles familiares ou não. E isso vale tanto para os cargos de liderança como para cargos de nível mais baixo na hierarquia da empresa.
⠀
Toda organização precisa de pessoas bem qualificadas para ter uma boa gestão, e é claro que com as empresas familiares não é diferente!
⠀
Por isso, em sua empresa familiar, defina regras claras de entrada, saída e avaliação de profissionais, sejam eles membros da família ou não. Além disso, certifique-se de que essas regras estejam previstas no Plano de Carreiras da empresa e, se necessário, elas podem estar delineadas também no Protocolo de Família e/ou no Acordo de Sócios.
⠀
Estabeleça critérios para contratação e promoção de profissionais de acordo com cada cargo e aplique-os a todos os envolvidos no funcionamento da empresa. É muito importante que sua empresa familiar aposte em profissionais habilitados, capacitados e capazes de oferecer o melhor serviço para a empresa, independentemente da existência de laços familiares.
Data: 09/06/2021