Nesse mês de julho, a PwC Brasil disponibilizou a pesquisa NextGen 2022, que traz um imenso apanhado de informações das empresas familiares do Brasil e do mundo, traçando comparativos que nos trazem um bom entendimento de onde estamos enquanto um país que possui cerca de 90% de empresas familiares.
Na imagem abaixo, destacamos duas das informações que a pesquisa engloba. Uma das questões trazidas pela geração entrevistada, foi o sentimento de que, após a pandemia, eles estão mais envolvidos e comprometidos com os negócios da família (56% no Brasil), provando que a crise fortaleceu a coesão e uniu todos em direção ao impulsionamento do crescimento dos negócios.
Em contrapartida, apesar do maior envolvimento da nova geração nos negócios, a geração atual está menos disposta a se aposentar, dificultando o caminho da nova geração no processo de provar seu valor como líderes e conselheiros (41% no Brasil).
Diversos podem ser os motivos que justificam e causam essa dificuldade, mas com certeza a preparação constante da nova geração gerará insights que os auxiliarão em suas jornadas como líderes e herdeiros, e deixará claro para a geração atual que, apesar das diferenças e das propostas muitas vezes ousadas, manter, preparar, incentivar e apoiar o desenvolvimento das novas gerações é um dos melhores caminhos para garantir a longevidade da empresa que, mais cedo ou mais tarde, passará para eles, seja como líderes, conselheiros ou herdeiros.
Acompanhe e se cadastre na comunidade Legado e Família para estar por dentro de notícias, pesquisas e cases, além de ter acesso aos artigos compartilhados pelos nossos membros.
Data: 25/07/2022