A comunicação entre os membros da família pode ser responsável pelo sucesso ou pelo fracasso da empresa familiar.
Parece exagero, mas problemas de comunicação podem destruir relações, gerar ou aumentar conflitos e colocar em risco a saúde e a longevidade da empresa.
Por isso, separamos aqui 3 dicas para melhorar a comunicação entre os membros da família empresária e estabelecer relações mais saudáveis.
1. Escutar sem pensar em responder. Se você escuta já elaborando uma resposta para o outro, a sua comunicação precisa mudar. A escuta ativa, prestando atenção e buscando de fato compreender o que está sendo dito, sem elaborar respostas ou soluções imediatas, é essencial para uma boa comunicação.
2. Escolher bem as palavras na hora de falar. Dizemos que as palavras têm poder, porque elas de fato são capazes de salvar ou destruir relações. Uma palavra mal utilizada pode arruinar uma conversa. Por isso, é fundamental utilizar as palavras mais adequadas para cada situação, buscando maior clareza na hora de se expressar.
3. Colocar-se no lugar do outro. Ter empatia é procurar entender a situação a partir de um ponto de vista diferente do seu. É buscar compreender a dor do outro com base nas vivências dele, não nas suas próprias. Quando nos colocamos no lugar do outro, aumentamos nossa capacidade de compreensão e, assim, passamos a entender com maior clareza o que o outro está tentando nos dizer.
Data: 24/09/2021