A pesquisa disponibilizada em 2019 pelo IBGC em parceria com outras empresas, “Pratique ou Explique”, traz informações importantes acerca das empresas de capital aberto e sua adesão e aplicação das boas práticas de Governança Corporativa. Dentre tantas informações que valem a atenção, o Legado e Família destaca uma delas: na pesquisa, identificou-se que a empresa de melhor desempenho cumpre quase 98% das recomendações de boas práticas, enquanto a de pior desempenho, cumpre apenas 8,7%.
Não é nenhuma novidade que as boas práticas Governança Corporativa trazem uma série de benefícios para as empresas que se dispõem a aplicá-las, no que diz respeito a organização, profissionalização e longevidade, mas mesmo sabendo disso, muitas empresas ainda relutam em dar início à essas práticas. Nesse caso específico, como a pesquisa foi realizada com empresas listadas, que já possuem algumas diretrizes obrigatórias, como a existência de Conselho de Administração, as práticas já foram iniciadas, diferente de muitas outras empresas fechadas, na qual a gestão ainda reluta.
A conscientização da necessidade da adoção das boas práticas, seja nas empresas abertas ou nas empresas fechadas, é um caminho necessário para fortalecer a confiança do mercado nessa empresa, sendo extremamente relevante até mesmo para conseguir investidores, além de demonstrar seriedade com o futuro da empresa.
Acompanhe e se cadastre na comunidade Legado e Família para estar por dentro de notícias, pesquisas e cases, além de ter acesso aos artigos compartilhados pelos nossos membros.
Data: 29/08/2022