Um dos métodos em ascensão para a administração patrimonial de fortunas, são os Family Offices. Escritórios que estudam e analisam as melhores formas de proteger e investir o patrimônio acumulado, além de prestarem outros serviços complementares.
No caso da Família Klein, herdeira das Casas Bahia, a motivação inicial para a constituição do Family Office foi um pouco além da administração dos bens. A família escolheu priorizar um sistema de investimento que visa defender propósitos sociais.
A estratégia escolhida visa apoiar empresas já em funcionamento que tenham viés social, pois a família acredita que esse é o caminho que se alinha com os valores da família e empresa, uma vez que o próprio fundador, quando imigrou para o Brasil, concentrou seus esforços em criar uma empresa cujo foco eram as camadas de baixa renda da sociedade, facilitando o pagamento por meio de carnês, o que possibilitou uma forma ampla de inclusão dessa camada na participação ativa na economia.
Existem diversas formas de estabelecer e escolher o melhor caminho e estratégia quando se fala de Family Offices, e cada família escolherá sua prioridade, alinhados com seus interesses e valores. Temas como esse podem e devem ser trazidos para a pauta na hora de decidir sobre os investimentos que serão feitos, de modo a estarem sempre alinhados com aquilo que a família acredita ser importante, inclusive para as futuras gerações.
Data: 28/01/2022