Em qualquer relação, a comunicação pode ser tanto a chave do sucesso ou um dos principais pontos do fracasso. Não é diferente nas empresas familiares, tanto no âmbito do negócio quanto nas relações familiares, que influenciam a empresa desde a sua concepção.
Sendo um ponto tão importante para o bom funcionamento dos negócios, existem hoje diversos mecanismos que ajudam as famílias empresárias a aperfeiçoarem suas técnicas de comunicação, visando sempre a longevidade da empresa e a mitigação de conflitos na família, ainda que nem sempre esses mecanismos sejam buscados pelas partes envolvidas.
Quando uma família não se importa ou não dedica tempo e atenção para ouvir e compreender seus membros, o buraco que se cria na relação apenas tende a aumentar, e no caso das famílias empresárias, é quase impossível que isso não escoe para os negócios.
Uma comunicação falha pode atrapalhar, desde a relação familiar, com o não entendimento e acolhimento de herdeiros e sucessores, suas aspirações e planos de futuro, assim como atrapalha a gestão da empresa, e até seu futuro.
A falta de comunicação saudável e eficaz pode, por exemplo, gerar expectativas sobre uma sucessão, sem levar em conta se esse possível sucessor está apto e à vontade com a posição colocada sobre si. Ou mesmo o contrário, onde se espera por uma escolha para a sucessão, sem saber ou entender completamente os motivos que, hipoteticamente, levaram a outra escolha, gerando frustração e mágoa.
Funcionando como um lubrificante para todas as relações familiares e profissionais, a comunicação clara e eficiente ainda é a melhor forma de prevenir problemas e conflitos dentro e fora da família empresária.
Fique ligado nos próximos posts do Legado e Família e saiba mais sobre esse tema intrigante e tão relevante para as empresas familiares.
Siga e se cadastre na comunidade Legado e Família para estar por dentro de notícias, pesquisas e case, além de ter acesso aos artigos compartilhados pelos nossos membros.
Data: 09/11/2022