A 99Jobs redefiniu os padrões ao formar um conselho composto por seis mulheres negras de destaque em suas áreas. Com experiências invejáveis e habilidades complementares, elas se reuniram, trocaram experiências e delinearam estratégias inovadoras em quatro encontros anuais. Esta iniciativa, liderada por profissionais como Benilda Brito, Dilma Campos e outras líderes renomadas, visa potencializar perspectivas diversas para impulsionar o sucesso da empresa.
Jandaraci Araújo, cofundadora do Conselheira 101, enfatiza que a chave para aumentar a representatividade de mulheres negras em conselhos é a oportunidade genuína, não a redução de padrões. Ela critica empresas que visam apenas a aparência de diversidade e aquelas que limitam profissionais negros a contribuírem apenas com pautas de diversidade e inclusão.
Elisângela Almeida, também do Conselheira 101, destaca o papel essencial do programa em capacitar mulheres negras para ocuparem esses espaços, combatendo a falta de networking que historicamente tem sido um obstáculo. Das participantes do programa, quase metade já está em conselhos ou teve avanços significativos na carreira, evidenciando o potencial dessas profissionais.
O programa Conselheira 101, criado por um coletivo de mulheres, e com apoio da KPMG e da WCD (Women Corporate Directors), não só capacita, mas também desmistifica a ideia de que mulheres negras não ocupam tais posições, demonstrando que não se trata de falta de talento, mas sim de oportunidade e redes de apoio. Sua atuação tem impulsionado a ascensão de talentos, reforçando a importância da diversidade real nos espaços de decisão.”
Faça a diferença ocupando lugares de destaque. Todas podemos!
Nós do Legado e Família apoiamos iniciativas como essa, que empodera e oportuniza a diversidade na vida real.
Nós também estamos nessa jornada de construção de ambientes de Conselhos com mais diversidade e mais mulheres nos boards. Conheça a nossa iniciativa e participe: http://legadoefamilia.com/curso/formacao-mulheres-em-conselho/
Data: 29/11/2023