Não é incomum notícias onde empresas do mesmo setor se fundem, ou recebem aporte para potencializar o seu crescimento. Nesse sentido, uma pesquisa realizada pela Hand, empresa de assessoria especializada em fusões e aquisições, chegou à conclusão de que existem no Brasil 479 empresas familiares do ramo varejista que possuem potencial para entrar para o time das empresas que receberam aporte, ou passaram por um processo de fusão ou aquisição. O resultado da pesquisa se divide entre 185 redes de supermercados e 294 redes varejistas.
José Venancio, sócio da Hand, afirma que as empresas familiares “enfrentam uma onda de sucessão e profissionalização das suas operações, pontos que aproximam essas empresas de um potencial aporte, incorporação ou fusão”.
Esse tipo de análise é extremamente positiva para as empresas familiares como um todo, já que deixa claro que aquela antiga visão, de “empresa familiar = empresa pequena” já não comporta uma grande parcela das empresas brasileiras.
Procedimentos como esse, aumentam ainda mais o nível de Governança e profissionalização do negócio, trazendo diversos ganhos subsequentes, no que diz respeito ao crescimento do negócio ou mesmo quando se trata de se destacar perante a concorrência, além de fortalecer as vantagens inerentes das empresas familiares e incentivar as mudanças tecnológicas necessárias.
O que você pensa sobre as relações entre empresas de controle familiar e as fusões e aquisições? Isso é positivo do seu ponto de vista ou pode ser uma ameaça para a personalidade intrinsecamente influenciada pelos valores da família?
Comente com a gente sobre esse tópico!
Não perca nenhum conteúdo do Legado e Família. Siga e se cadastre na comunidade para estar por dentro de notícias, pesquisas e cases, além de ter acesso aos artigos compartilhados pelos nossos membros.
Data: 29/11/2022